Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

 

Os trabalhadores e trabalhadoras do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ) estão decepcionados com a contraproposta apresentada pela atual gestão da autarquia, após duas rodadas de negociação. “Começamos bem, aprovando em bloco grande parte do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, mas as cláusulas econômicas e aquelas relativas a benefícios que sofreram destaque simplesmente foram pioradas ou negadas. Eles justificam suas ideias e pensam em até mesmo retirar o Vale-Cultura”, avalia o presidente do SINSAFISPRO, Adjarba Oliveira, relatando que a última assembleia, realizada na quinta-feira passada (11), decidiu não aceitar as negativas dos administradores do CRF. “Há insatisfação generalizada dos(as) trabalhadores(as) que apontam inclusive para a necessidade de uma reunião direta com a presidência da casa, no intuito de esclarecer várias dúvidas, principalmente quanto ao ponto crucial referente ao plano de saúde dos(as) trabalhadores(as)”.

No tocante ao reajuste salarial, a contraproposta inicial do órgão foi de não conceder reajuste algum por alegada impossibilidade financeira. A assembleia, por unanimidade, rejeitou a posição do Conselho de não conceder reposição salarial no período de maio de 2019 a abril de 2020 e espera uma nova proposta da direção, em torno do INPC acumulado naquele período.
Os servidores também não aceitam que o CRF-RJ suprima as horas extras e adote o banco de horas.

Outro ponto delicado é a questão da assistência médica/odontológica. “Não houve efetivamente uma contraproposta da direção do CRF-RJ, embora a atual gestão tenha cogitado de retirar a assistência odontológica e manter por ora o Plano de Saúde até o final desse mês, aguardando a finalização dos estudos de um novo plano de saúde através de corretora do sindicato, mediante convênio com este em contrato por adesão”, explicou Adjarba; pontuando ainda que a assembleia optou por não realizar qualquer votação sobre o tema até ter mais detalhes sobre as mudanças pretendidas pela direção do CRF-RJ.