Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

Dois Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) foram selados recentemente pelo SINSAFISPRO. No Conselho Regional de Psicologia, os trabalhadores conquistaram 4,94% de reposição salarial, além de cesta-básica e vale-refeição no valor de R$617,29, direito que será mantido inclusive durante as férias.

Já no Conselho Regional de Fonoaudiologia, o índice de reajuste foi fixado em 4,78%, mantidos todos os outros direitos assegurados no acordo anterior. “Em um momento tão difícil para celebrar acordos, por conta da crise econômica e do desemprego, conseguimos com diálogo, paciência, garantir a inflação e o básico para os servidores destes conselhos”, avalia o presidente do sindicato, Adjarba Oliveira, pontuando que melhores acordos dependem da organização e da mobilização dos trabalhadores da instituição. “É preciso reivindicar, protestar com sabedoria e lutar sempre por mais direitos. Sabemos que a conjuntura, amedronta algumas pessoas, mas não podemos esmorecer”.

Adjarba ressalta ainda que os acordos também dependem da sensibilidade e da vontade política dos gestores. “A administração destas autarquias foram respeitosas e estiveram abertos às negociações por isto chegamos há algum consenso”.

desenho