Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

Nada nos define. Uma mulher do século 21 tem o direito de ser e estar onde quiser. Devemos muito às antigas gerações que deram à vida para que pudéssemos trabalhar, votar e escolher até mesmo quem amar.

No campo profissional, ainda ganhamos menos, mesmo exercendo funções e cargas horárias iguais. Dentro da legislação brasileira, há uma importante reivindicação em curso para atender homens e, principalmente, as mulheres mães. Trata-se da redução da jornada de trabalho para quem tenha filho ou dependente com deficiência.

O STF já decidiu, por unanimidade, estender este direito dos servidores públicos federais aos servidores estaduais e municipais. Dentro da esfera privada, tramita no Senado Projeto de Lei para modificar a CLT e também garantir ao empregado com filho, enteado ou criança sob guarda judicial com deficiência jornada especial de trabalho, sem prejuízo do salário, mediante acordo coletivo.

Atento e forte, o SINSAFISPRO deseja um feliz Dia Internacional das Mulheres às nossas filiadas, lembrando que a data de hoje merece reflexão e serve para celebrarmos as vitórias do passado e as que virão para coroar a gente, uma mulherada que não foge à luta.

Odilia

Diretora de Educação, Cultura e Saúde do SINSAFISPRO
ODILIA DA SILVA CASTRO ALVES