Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

mulher

Hoje, ontem e sempre a luta das mulheres por igualdade e respeito segue viva e conta com o total apoio do SINSAFISPRO. Vale ressaltar que o Dia Internacional da Mulher, declarado em 1970 pela ONU, tem ligação direta com o movimento operário e a busca por melhores salários e condições de trabalho. Em março de 1911, em Nova York nos EUA, aconteceu um incêndio na Triangle Shirtwaist Company que vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens. As causas dessa tragédia foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente no recinto, o que serviu de combustível para o fogo. Além disso, alguns proprietários de fábricas trancavam os funcionários nas fábricas durante o expediente como forma de conter motins e greves. No momento em que a Triangle pegou fogo, as portas estavam trancadas.

De acordo com recente levantamento do Banco Mundial, 178 países mantêm barreiras legais que impedem a plena participação econômica das mulheres; 95 países não garantem a remuneração igualitária para trabalho igual; e em 86 países, as mulheres enfrentam restrição ao mercado de trabalho.