Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

Nesta última sexta-feira (11), o SINSAFISPRO e a comissão de negociação dos trabalhadores do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ) reuniram-se com os representantes da autarquia para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.

“Foi a primeira reunião e passamos por 12 cláusulas. Os representantes do CAU apresentaram argumentos acerca das dificuldades financeiras da instituição, alegando, dentre outras: congelamento do valor das anuidades e taxas da RRT; os danos causados pela pandemia na arrecadação do CAU; além da redução de gastos com a redução de salários de pessoal ocupante de cargos comissionados. Foi mencionado ainda que o Conselho está no limite de gastos da folha de pagamento, próximo de 55% do orçamento. Por outro lado, nota-se disposição para o diálogo”, afirmou o presidente do SINSAFISPRO, Adjarba Oliveira.

Os interlocutores do CAU admitiram que o reajuste já concedido ( 3%) poderá ser objeto de revisão e aditivo, dependendo da recuperação financeira do Conselho. Nesse aspecto, foi anunciado que o reajuste das cláusulas econômicas será mantido em 3%, porém, observado em acordo que haja um compromisso do CAU de que mais à frente, os funcionários venham a ter reposição integral da inflação do período, conforme a situação da arrecadação.

Quanto ao home-office, os representantes do CAU afirmaram que é intenção do Conselho Diretor aplicar o regime híbrido de trabalho, mas deve-se ter o cuidado de observar que o assunto ainda necessita de aprovação dos conselheiros e de outras instâncias dentro do órgão para ser normatizado. Foi considerada a ideia de ser criado um grupo de trabalho constituído por funcionários, gerentes, conselheiros e Representante do sindicato com o objetivo de estudar e viabilizar a implantação do regime híbrido de trabalho no CAU, após decisão da Plenária para isso.

A segunda reunião ficou acertada para a outra sexta-feira, 18 de junho, no mesmo horário (10 hs). Participaram pela Comissão dos Funcionários, os Representantes eleitos: Alba Valéria Gouvêa; Patrícia Fagundes e Adjarba Oliveira, presidente do Sinsafispro. Pela Direção do CAU: Ricardo Gouveia, Gerente Geral; Flávio Vidigal, Gerente Financeiro; e Vítor Cardoso, Assessor Chefe do Jurídico.