Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

FOTOCREA

Na manhã desta quarta (09), o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RJ (Crea-RJ), Luiz Cosenza, recebeu os dirigentes do SINSAFISPRO.
Adjarba Olivera e José Walter foram ao Crea-RJ para pedir o início das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho de 2021, cuja proposta aprovada na assembleia foi encaminhada há um mês. Preocupados com os rumos das negociações, uma vez que no ano passado os trabalhadores e trabalhadoras do Crea ficaram sem reajustes salariais e sem acordo coletivo, os dirigentes pediram ao presidente que examine a pauta com o olhar de quem já esteve do lado de cá dos(as) trabalhadores(as), uma referência à vertente sindicalista do presidente.

Cosenza respondeu que as portas estão sempre abertas ao sindicato e que a pauta será examinada pela área jurídica, que analisará os pontos passíveis de aceitação imediata que não tenham impacto financeiro nesse momento. Isso porque, segundo Cosenza, foi celebrado um termo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, para concessão de empréstimo e isso criou algumas condições que impuseram restrições na folha salarial. O presidente do Crea informou que terá uma agenda com o Colégio de Presidentes do Sistema no fim deste mês e que, após retornar, deverá receber novamente o sindicato para continuar as negociações de fato, já com o parecer jurídico nas cláusulas.

Pelo Crea, além do presidente Cosenza, participaram da reunião a advogada Monique de Castro Bersot, da Procuradoria Jurídica do Conselho; e o assessor de gabinete Renato Luiz Csaszar.