Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

Em regime de assembleia permanente, os trabalhadores do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), ao tomarem ciência da resposta da Presidência do órgão, aprovaram solicitar e avaliar as planilhas e previsão orçamentária de 2019 e 2020, considerando ainda que não houve formalmente uma contraproposta da Direção do Conselho.

Segundo o presidente do Sinsafispro, Adjarba Oliveira, apesar da demora nas respostas e de uma efetiva contraproposta visando a conclusão do processo de negociação, o diálogo continua aberto.

“Não há outra alternativa que não seja aguardar essa documentação financeira do CRF para, oportunamente, com conhecimento da realidade financeira da autarquia, formalizar uma contraproposta, mesmo sem termos recebido da direção uma real contraproposta à pauta inaugural. Uma nova assembleia deverá ser chamada assim que o sindicato receber a documentação financeira, que será colocada à disposição para avaliação da crise apontada pela atual gestão”, explica Adjarba.

Os trabalhadores do CRF reivindicam 5% de reajuste nos salários e atualização dos itens constantes da pauta, porém, o Conselho apenas respondeu que “não dispõe de condições financeiras para implementar a reposição salarial do seu quadro de funcionários neste ano, uma vez que não há condições financeiras para arcar com esse custo”.

Para Adjarba, a categoria espera pela renovação do ACT e acredita que, apesar da crise no país em razão, sobretudo, da pandemia, outras despesas eventualmente possíveis de serem cortadas ou não implementadas não foram enfrentadas.