Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

 

Como já deve ser do conhecimento de todas e de todos, o nosso Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2019) foi, enfim, assinado. Após meses, conseguimos novamente assinar um ACT com a atual gestão do Crea-RJ.

Reconhecemos que não é um Acordo Coletivo que traz novos benefícios ou que recupera as perdas salariais sofridas desde a gestão passada (em quase 10%), mas foi o que se convencionou chamar de “acordo possível”. O ACT 2019/2020, como o instrumento anterior, tem mais significado político do que propriamente econômico, devido à união das entidades formadoras da Intersindical (SINSAFISPRO, ASCREA, SENGE).

Durante as negociações com a gestão Cosenza, procuramos resgatar, num primeiro momento, a dignidade dos servidores do Crea e do coletivo, em terem o reconhecimento do seu trabalho refletido na celebração de um instrumento tão importante para todos, apesar do pequeno avanço nas conquistas do ACT.

É verdade que pouco se caminhou com esse acordo, mas enfrentamos uma conjuntura econômica adversa, porém, demos passos a novos entendimentos e novas negociações, visando a celebração de um instrumento coletivo que venha a coroar o esforço, o comprometimento, os resultados alcançados e, sobretudo, o trabalho diário dedicado por cada um dos servidores. É este esforço que será capaz de alavancar o Crea ao patamar que ele merece como órgão de defesa da sociedade no cumprimento de seu papel público de fiscalizador do bom e ético exercício da engenharia em várias de suas nuances.

Estamos, no aguardo do envio pelo Crea-RJ do arquivo do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020, para que o instrumento seja devidamente registrado pelo Sistema Mediador da Secretaria de Relações do Trabalho, órgão atualmente vinculado ao Ministério da Economia.

ADJARBA DIAS DE OLIVEIRA
Presidente do Sinsafispro