Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

ADJARBA E CAU

O Sinsafispro celebrou com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio (CAU-RJ) o primeiro acordo coletivo de trabalho da Campanha Salarial 2017. As negociações começaram no final de dezembro e duraram quatro meses até os trabalhadores do Conselho aprovarem, em assembleia, os termos da contraproposta da direção da autarquia.

Durante a assinatura do ACT, o presidente do CAU-RJ, Jerônimo Moraes (na foto à direita), lembrou que o momento é de preocupação devido à crise que atinge o país. “Categorias amargam salários atrasados, sem receber os seus direitos. Mas os servidores do CAU, com a implantação do Plano de Cargos e Remuneração, tiveram relativos ganhos reais de salário”, pontuou Moraes, acrescentando também que a aquisição da nova sede do órgão proporcionará melhores condições de trabalho a todos.

Já o vice-presidente do SINSAFISPRO, Adjarba Oliveira (na foto à esquerda), agradeceu pelo diálogo e a oportunidade, porém, destacou que as principais reivindicações dos trabalhadores não foram contempladas no presente acordo, apesar dos reiterados pleitos durante as mesas de negociações. “Itens como aumento real de salários estão em cláusula do termo, embora condicionado ao atingimento de determinado percentual na arrecadação do CAU, para que o ganho seja dado no final do ano”, analisou Adjarba, explicando que a maioria das cláusulas do ACT anterior foram mantidas e outras foram efetivamente estabelecidas no presente acordo como o Plano de Saúde.

O ato de celebração do acordo coletivo também foi acompanhado, na última sexta (24 de março), pelos diretores do sindicato, Marcelo Figueiredo e Gláucio Santos. Ainda estiveram presentes os representantes do CAU e dos servidores do conselho durante as negociações, respectivamente: Arquiteta e Urbanista Maria Isabel de Vasconcelos Porto Tostes, Conselheira Diretora Financeira; Cinthya Attié, Arquiteta e Urbanista Gerente Geral; Flávio Dino, Gerente Administrativo; e servidores Ricardo Camacho, Raquel Pillon Almeida e Gustavo da Silva Afonso, que participaram de praticamente de todo o processo negocial.

(Foto Marina Mendes, CAUR-RJ)