Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

 

A primeira reunião de negociação com o Conselho Regional de Economia (Corecon) aconteceu, nesta sexta(30) à tarde. Participaram do encontro o presidente do SINSAFISPRO, Adjarba Oliveira, e representando o Conselho: o secretário de administração e finanças Guilherme Tinoco dos Anjos; o vice-presidente José Antônio Lutterbach Soares e o conselheiro federal Marcelo.
Aberta a reunião, o presidente do sindicato destacou a retomada das negociações e abordou as razões, em especial a pandemia, pela falta de diálogo sobre o ACT no último ano. O dirigente frisou ainda que há uma enorme expectativa dos trabalhadores para que o ACT seja celebrado em 2021 pelo Corecon.
O secretário Marcelo respondeu que o Corecon não concedeu reajuste salarial em 2020, porém, manteve todos os benefícios ajustados no último acordo, sem sacrificar emprego e renda, não reduzindo nem atrasando salários. O Conselheiro Lutterbach falou sobre a crise no país, a diminuição das receitas do Conselho e dos problemas envolvendo a profissão, e ponderou que nesse cenário a coisa a ser feita é manter o Acordo, apesar dos questionamentos internos. O Conselheiro Marcelo, por sua vez, asseverou que a crise é grave e que o Corecon não teria condições nem de manter o já pactuado.
Após todas as manifestações, o presidente do SINSAFISPRO solicitou que seja estudada a possibilidade de ser garantido ao menos o índice inflacionário do ano anterior a presente data-base; e que havendo sinais de melhoria no cenário econômico do país, poderia assim voltar a negociar as perdas atuais acumuladas mais à frente.
O Conselheiro Lutterbach recepcionou a proposta e avisou que a levaria à Presidência do Corecon. Uma nova rodada de negociações deve acontecer com as respostas da autarquia aos pedidos do sindicato.