Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

 

Os trabalhadores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RJ (Crea-RJ)  decidiram a pauta geral da categoria, que deverá nortear o próximo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Em votação, cláusulas como reajuste salarial e benefícios, já consagrados em acordos anteriores, foram a tônica dos debates da última assembleia nesta quinta (22). Os funcionários estão sem acordo desde o ano passado e acumulam perdas salariais que já ultrapassam 10%, mesmo contabilizando as reposições salariais da atual gestão que ficaram bem abaixo da inflação medida pelo INPC.

Reivindicações como vale-refeição e vale-alimentação, sem a atual restrição percentual e concessão nos dias de ausências justificadas, foram discutidas e recepcionadas pela assembleia. Outra reivindicação também acolhida foi a garantia da participação de Comissão dos Funcionários nas decisões que envolvam o contrato de Plano de Saúde do Pessoal do Conselho. Foi discutido ainda o problema do abono pecuniário nas férias. Os pontos destacados foram amplamente discutidos pelos participantes na AG virtual, que aprovou por unanimidade a nova pauta e espera assinar este ano a celebração do ACT junto à gestão do presidente Luiz Cosenza.

A assembleia também aprovou encaminhar, através da Intersindical, documento ao Crea pedindo a suspensão da Portaria n° 0212, de 15/04/2021. Ela determina o retorno gradual dos funcionários(as) às atividades presenciais em plena pandemia, sem observância de critérios com a parcela de pessoal que está no grupo de risco ou com familiares em casa nessas condições.

Encerrando o encontro, foi constituída uma Comissão Paritária que vai acompanhar as negociações junto Crea-RJ. Ela é composta pelos  dirigentes do SINSAFISPRO (Adjarba Oliveira e José Walter), a representante sindical do Sindicato dos Engenheiros (Senge) no Conselho, Cleude Pereira da Silva, além do funcionário Marcelo Alcântara, eleito pela assembleia.

 

CREA