Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro
28576723_1018803358280523_8155727203779397644_n
Os tempos são sombrios para os trabalhadores do país. O estado de calamidade pública trazido pelo novo coronavírus  abriu as portas para o oportunismo contra a classe assalariada. O SINSAFISPRO ficou  surpreso com a decisão isolada da direção em  colocar os servidores do CREA-RJ em férias coletivas. Não que exista neste ato administrativo alguma ilegalidade, pois encontra-se amparado na MP 927, editada por um governo que titubeia na defesa intransigente pela vida e coloca-se mais preocupado com a saúde financeira do empresariado.
Entretanto, esperávamos que uma autarquia dirigida por pessoas com passado sindical e ideais políticos progressistas, fosse se preocupar  mais com as pessoas e abrisse o diálogo com a organização que representa formalmente elas. Mesmo tendo o direito de ignorar o SINSAFISPRO e aplicar aquilo que lhe convém, o CREA-RJ poderia nos consultar para tentarmos – juntos, encontrar outra solução ou mesmo amenizar os impactos desta medida sobre o corpo funcional da instituição.
Não pregamos aqui a irresponsabilidade financeira e fiscal, porém, estes dias difíceis para todos não podem servir de subterfúgio para a retirada provisória ou o atropelo de direitos dos servidores do CREA-RJ. Já manifestamos formalmente o nosso protesto à direção da entidade e quando for possível, vamos reunir a categoria para levarmos à sociedade e aos profissionais do Conselho o que foi feito com os trabalhadores neste período ainda tão incerto.