Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

Ilustracao_data_base_03

COMUNICADO AOS FUNCIONÁRIOS DA OAB/RJ

Prezados(as),

Aconteceu no dia 05/02, a primeira reunião de mediação solicitada pelo Sinsafispro visando a formalização do Acordo Coletivo de Trabalho com a OAB/RJ.

A reunião foi assistida e mediada pelo servidor do Ministério da Economia (extinto Ministério do Trabalho), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio (Setor de Mediação), Sr. Bruno Roberto da Silva Parreiras, que ouviu as partes.

Pelo Sinsafispro/Comissão dos Trabalhadores, participaram Adjarba Dias de Oliveira, Renata Cristina Lopes Bispo, Aline Cordeira Peçanha, Tony Alves Duarte e Dr. William da Silva João, assessor do Sinsafispro. Em defesa da categoria expôs a situação de início o Presidente do sindicato, Adjarba Oliveira, que informou que os trabalhadores(as) da OAB/RJ estão sem reajustes salariais e acordo coletivo há 3 anos; que o sindicato trouxe bastante documentos comprovando a realização de várias assembleias, como também as respectivas atas das mesmas e ofícios à OAB comunicando as decisões da categoria, inclusive da rejeição das contrapropostas preliminares que estavam aquém das reivindicações dos funcionários. Externou ainda que as negociações emperraram, sobretudo em razão de cláusulas pontuais, como o Plano de Saúde, por exemplo, que atualmente já corresponde a uma concessão do órgão aos seus funcionários.

Os demais membros da Comissão dos Funcionários (diretoras Renata Cristina e Aline e o companheiro Tony) expuseram também vários pontos de conflito do processo negocial, como, por exemplo, o adicional de férias de 50% para 1/3, como quer a OAB alterar em prejuízo dos trabalhadores.

Por outro lado, os representantes da OAB/RJ presentes, Drs. Alex Gomes da Encarnação e Luiz Fernando Basto Aragão, de plano, expuseram várias questões que teriam dificultado a celebração do Acordo. Registra-se aqui a presença também do Dr. Ricardo Menezes, da CAARJ, presente à reunião.

Quanto ao que expuseram os representantes da OAB, disseram que reuniões foram feitas para se chegar a um acordo, que o problema passa de fato pela questão do custeio do Plano de Saúde da forma como é feito hoje, que a OAB/RJ concedeu reajuste acima da inflação utilizando o índice do DIEESE, que estavam na presente reunião sem saber exatamente qual era a pauta e que os entendimentos mantidos na mediação podem levar a OAB a estudar uma nova redação da contraproposta para a cláusula do Plano de Saúde, de forma que ela se torne mais palatável para a celebração do ACT. Cogitadas também possibilidades de serem apresentados novos estudos para o Plano de Saúde, porém admitiram os interlocutores da OAB que isso implicaria em alteração de ganhos em outros pontos do acordo.

Diante do exposto, o Sr. Bruno Roberto da Silva Parreiras, registrou a presença de todos em pauta específica e mandou lavrar ata da reunião de mediação, sendo marcada nova audiência para o dia 19/02/2020, no mesmo horário às 14 horas.