Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

fena

A Fenasera realizou no Hotel São Paulo Inn, em SP, o evento Planejamento Estratégico. O encontro reuniu durante dois dias (21 e 22 de setembro) toda a diretoria da Federação para debater temas, como os impactos da reforma trabalhista nas campanhas salariais e novas estratégias para a ação sindical, além da criação de um plano de lutas para a categoria em 2018.

O assessor jurídico da Fenasera, José Júlio Queiroz, abordou os aspectos legais da reforma trabalhista. O advogado explicou que ainda há muitas dúvidas quanto a aplicação da reforma, inclusive na Justiça Trabalhista. “A reforma resultará em ainda mais insegurança jurídica e prejudicará a economia, ao dificultar o acesso à renda por parte da classe trabalhadora”, ressaltou José Julio Queiroz

Valteir Ertle, secretário nacional de Assuntos Jurídicos da CUT, também falou sobre os impactos da reforma trabalhista para os trabalhadores e as formas de organização que possibilitem resistir às mudanças. Valteir pontuou a formalização de contratos precários, maquiando as estatísticas de geração de emprego e a insegurança de segmentos que já são mais vulneráveis no mercado de trabalho, como mulheres, negros, jovens, idosos e trabalhadores com deficiência. “

A secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa, convidada do evento, discorreu sobre os ataques aos projetos e direitos da classe trabalhadora. “As pessoas não estão percebendo que há um golpe atrás do outro. O parlamento acabou com os nossos direitos. Estamos travando uma luta muito dura contra o patronato brasileiro que tem uma representação massiva, principalmente na Câmara dos Deputados. A classe trabalhadora está sendo acuada e só ela pode ajudar a virar o jogo e a superar a crise que estamos vivendo”, afirmou.

A diretoria da Fenasera discutiu também o planejamento estratégico, a prestação de contas da federação, demonstração do quadro de pauta de reivindicações encaminhadas pelos sindicatos estaduais e o plano de lutas para o período 2017/2018.