Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

quimica

Não é de hoje que o SINSAFISPRO, em defesa dos trabalhadores que representa, alerta a sociedade, os profissionais e os conselheiros Conselho Regional de Química da 3a Região (CRQ3) sobre os graves fatos ocorridos sob o mandato do presidente Isaac Plachta. Além da inércia administrativa e da absoluta falta de diálogo, a atual gestão impõe o medo sobre os servidores. O terror não se resume a ameaças, mas se concretiza na vida das pessoas através de medidas autoritárias, como advertências e demissões injustificadas.

O presidente Isaac Plachta conta com a mão de ferro da senhora Marcia Lima para aplicar na prática uma fórmula de humilhações e apadrinhamentos, que ferem a conduta de qualquer instituição republicana. O instrumento democrático do concurso público foi praticamente abolido e substituído por uma avaliação pessoal. O quadro funcional foi inchado por gente de “confiança” dos gestores, que ignoram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público, pela realização do concurso público.

Os servidores que ousam questionar qualquer regra dos gestores são substituídos e demitidos sumariamente.. Diante deste quadro de opressão, o trabalhador adoece, porém, com crueldade, atestados médicos são desconsiderados e salários descontados.

Assédio é crime e punido com reclusão e indenização às vítimas. O SINSAFISPRO não pode tolerar que os seus filiados ou qualquer outro trabalhador sejam submetidos a situações vexatórias. Medidas judiciais já foram tomadas para garantir a defesa e o direito dos servidores. Mesmo assim, as perseguições continuam, por isto reiteramos nossas denúncias. Sabemos que os dias desta gestão estão contados. Uma gestão, que mudou as regras para permanecer no poder, mas não conseguiu conquistar a confiança da maioria dos químicos para vencer as eleições. Não nos espanta a resposta das urnas.

À próxima administração do CRQ III, o SINSAFISPRO deixa registrado este passado de absurdos, entretanto, afirma toda a sua disposição por negociações e entendimento na busca do melhor para os servidores e a instituição. Nossos votos de boa sorte e que o ambiente do Conselho se transforme, no mais breve tempo possível, em um local amistoso e produtivo, onde reine a cordialidade, a competência e o respeito pelos seres humanos.