Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

Comunicado da INTERSINDICAL do CREA-RJ

Em função da Intersindical (ASCREA/SENGE/SINSAFISPRO) não ter sido recebida na semana de 18/05 à 22/05/15 pela Presidência do CREA-RJ, a Assembleia dos servidores realizada, nesta última segunda (25), deliberou que a Intersindical cobrasse do Crea-RJ a realização da audiência com urgência.

Após a assembleia, a Intersindical foi recebida pela Chefe de Gabinete do Crea-RJ,Tânia Laura. Ela ouviu os argumentos dos representantes, baseados nas preocupações levantadas pelos servidores na Assembleia, para que a audiência com o presidente do Crea-RJ fosse realizada na terça-feira ou no máximo na quarta-feira.
A Chefe de Gabinete informou que falará com o Presidente visando que a comissão seja atendida ainda esta semana.

Assembleia exige reunião com presidente do CREA-RJ e
repudia manifestações anônimas nazifascistas

10479494_969817916370534_62753814768054695_n
A Assembleia do CREA-RJ, desta segunda (25), decidiu que a INTERSINDICAL (ASCREA, SENGE, SINSAFISPRO) tenha um encontro imediato com a Presidência do Conselho para afastar boatos de demissão. Para os trabalhadores, a ameaça é real e o ponto é prioritário. Para o presidente do SINSAFISPRO, José Walter, não pode haver demissões, sem processo administrativo, garantida a defesa e o contraditório dos trabalhadores. “Temos que estar preparados para resistir a demissões sumárias, mas vamos hoje mesmo ao gabinete do presidente para esclarecer esses rumores de rádio-corredor ”

Durante o encontro, com cerca de 70 servidores, foram apresentadas duas situações diferentes em relação aos acordos coletivos de trabalho. O ACT de 2014 aguarda julgamento na Justiça e o deste ano (2015), no qual há uma minuta de contraproposta do Conselho apenas sobre as cláusulas sociais e a nomeação de uma comissão, representando a gestão, para tratar da negociação. Ainda há a previsão de que, no próximo dia 30, o relator se manifeste sobre o caso. “Independente dessa decisão, estamos dispostos a remar juntos para levar o Conselho ao melhor cenário possível”, pontuou José Walter.

Para o diretor do SENGE-RJ, Jorge Antônio, a prioridade é abrir negociação tendo como referência os 3 pontos que constam do oficio enviado pedindo a audiência.São eles: compromisso do CREA-RJ com o esforço de mobilização funcional; Plano de Ação e Acordo Coletivo. “Nestes pontos está incluída a manutenção do emprego e a recuperação do Conselho, se for necessária”, enfatizou o dirigente.

O presidente da ASCREA, Robson da Matta, recordou o esforço da Intersindical em dialogar para colaborar com o CREA-RJ em busca de uma saída para uma “propalada” crise. O primeiro ofício foi enviado no dia 25 de março, solicitando uma audiência com o presidente para apresentar um Plano de Ação Emergencial. O mesmo documento foi reforçado em dez de maio. “Ainda não temos certeza se este encontro vai ocorrer esta semana, mas continuaremos insistindo”, apontou Robson, rechaçando os papéis apócrifos que ligaram à gestão do CREA-RJ com o Nazismo. “Quem fez isto é um irresponsável. A Intersindical não apoia e não concorda com este discurso de ódio”.

Antes da reunião, o representante sindical do CREA-RJ, Eduardo Matheus, reforçou a campanha de filiação do sindicato. “É muito importante a participação de vocês. Com a contribuição de vocês, o Sindicato se fortalece. Não só no aspecto econômico, mas político”.