Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

novoPost

Estado permanente de mobilização! A decisão é da assembleia dos servidores do CREA-RJ, que ocorreu nesta terça (19), na sede do Conselho. “Vamos estar unidos e prontos para lutarmos por nossos empregos”, defendeu o presidente do SINSAFISPRO, José Walter, recordando que a força dos trabalhadores já fez, no passado, os gestores desistirem de demissões. “Não podemos esquecer a nossa história”, frisou o diretor Adjarba Oliveira, destacando que o CRMV-DF está em greve e que, no último ano, os colegas do CREA-SP também tomaram o mesmo caminho. “Por muito menos, os companheiros de outros conselhos adotaram o último recurso de luta contra os patrões”.

A assessora jurídica do Sinsafispro, Márcia Marinho, também participou do encontro, relatando os recentes movimentos referentes à ação anulatória do último ACT. “O CREA-RJ atropelou a Justiça ao retirar direitos consagrados no ACT, antes mesmo do juiz se manifestar sobre a tutela antecipada” – explicou. A advogada informou a assembleia que já relatou o desrespeito ao Tribunal Regional do Trabalho. “O entendimento majoritário dos tribunais é que as cláusulas do ACT só podem ser suprimidas mediante nova negociação”, afirmou a advogada, que também respondeu às perguntas dos servidores.

Representando o SENGE, Jorge Jorge Antonio Silvaio, frisou que a ideia é tentar estabelecer um compromisso mútuo entre a diretoria do CREA-RJ e os servidores para buscar alternativas visando enfrentar às dificuldades enfrentadas pela entidade, mas preservando o emprego de todos.

Já o presidente da ASCREA, Robson da Matta, destacou que o principal objetivo da categoria nessa luta é afastar o fantasma da demissão. “Quem consegue trabalhar com este clima? Se há crise, nós estamos juntos para tentar resolvê-la”.

Os servidores decidiram ainda realizar nova assembleia na próxima terça (26).