Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

serra

Os Servidores do Ministério das Relações Exteriores estão em greve. A paralisação é por tempo indeterminado, após o fracasso das negociações com a pasta chefiada por José Serra (PSDB-SP) sobre o reajuste salarial. Para o Sinditamaraty, o movimento tem a adesão de funcionários no Brasil e no exterior. Porém, um balanço só será divulgado amanhã.

Nesta terça-feira (23/8), os servidores planejam uma manifestação em frente ao Palácio do Itamaraty. Um acordo com a área administrativa do ministério garantiu que 30% do efetivo seguiu trabalhando. Porém, segundo o sindicato, há risco de serem afetados serviços como legalização de documentos, assistência consular e emissão de passaportes e vistos.

Divergência

Os funcionários rejeitaram a proposta do Planejamento, que previa um reajuste de 27,9% de aumento, parcelados em quatro anos. Eles querem equiparação com outras carreiras de Estado do serviço público federal, como fiscais da Receita e policiais federais. Dependendo da faixa, a diferença de salário chega a 31,88%.

Fonte: Correio Braziliense