Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

No dia 20/06/2016, a INTERSINDICAL (SINSAFISPRO/ASCREA-RJ/SENGE-RJ) realizou a assembleia que contou com a presença de 92 servidores.

Iniciando a assembleia, os membros da Comissão de Negociação da Intersindical informaram que formalizaram vários pedidos de reunião e somente no dia 06/06/2016 foram chamados pelo CREA-RJ para a primeira reunião de negociação em 2016.

Nesta reunião, o CREA-RJ apresentou as suas contrapropostas. A Intersindical se reuniu com seus advogados e logo depois decidiu divulgar amplamente as contrapropostas em um quadro comparativo, permitindo a compreensão de todos os servidores. Fizemos a divulgação através de listas da Ascrea, do Sinsafispro e do Senge, permitindo que todos tivessem conhecimento do documento com antecedência de cinco dias da assembleia.

Foram pedidas sugestões, que foram enviadas por servidores da sede e de algumas inspetorias. Estas sugestões recebidas servem de orientação para Comissão de Negociação da Intersindical nortear sua conduta na negociação com o Crea-RJ, conhecendo assim o pensamento dos servidores.

Esta forma de divulgação e de mobilização surtiu resultado pelas mensagens e manifestações orais recebidas e pela presença dos servidores na assembleia, que resultou na RECUSA POR UNANIMIDADE das contrapropostas apresentadas pelo CREA-RJ.

Na assembleia foi levantada a necessidade de possibilitar um canal de participação dos servidores do interior. Os representantes da INTERSINDICAL esclareceram que este canal está aberto, na medida que alguns servidores das inspetorias se manifestaram por e-mail, enviando suas sugestões e preocupações para o e-mail da ASCREA-RJ e do SINSAFISPRO.

Na assembleia, aprovamos também as seguintes propostas: compor uma Comissão de Mobilização com eleição de representantes por setor, para acompanhamento da negociação e das ações de mobilização permanente; realizar uma Reunião com conselheiros da Comissão do Orçamento do Crea; Realizar reunião entre servidores, com segmentos específicos, para avaliar a negociação e outros aspectos em consequência da negociação em andamento.

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO

Nova reunião de negociação foi realizada entre O CREA-RJ e a INTERSINDICAL, no dia 22/06/2016. Nesta reunião a INTERSINDICAL apresentou o resultado da assembleia. O Crea, após ser informado pela Intersindical da rejeição de sua contraproposta, informou aos representantes da Intersindical que iria reavaliar e melhorar suas ofertas, esperando que as entidades também reformulem sua pauta. A intersindical comunicou a representação do Crea-RJ que aguardará a resposta a ser reformulada pelo Conselho para encaminhar para análise e deliberação da assembleia.iN