Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

O documento foi entregue, nesta última segunda (8), aos conselheiros durante a Plenária do CREA-RJ. Confira abaixo a íntegra do documento.

 

Senhores Conselheiros do CREA-RJ,

Até o momento não sabemos oficialmente das razões que provocaram o afastamento e o encerramento abrupto de nosso Plano de Saúde com a UNIMED, após 28 anos de assistência médica, sendo substituído pela empresaGOLDEN CROSS.  Assim, ficaram suspensos os atendimentos a 1060 pessoas entre servidores, dependentes e conselheiros. Mais de cem delas com tratamento de doenças crônicas e de tratamento contínuo (câncer, doença de Crown, etc) e que necessitam de acompanhamento emergencial ficaram abandonadas à própria sorte, uma vez que a rede do novo plano não cobre 1/3 da rede anterior.

Mais grave ainda é a situação de 80 pessoas, entre servidores e dependentes que trabalham no interior do Estado Fluminense, onde a nova rede hospitalar é praticamente inexistente.

A forma como tudo aconteceu, sem qualquer preparação ou orientação aos servidores e seus dependentes, gera uma infinidade de problemas que violentam a vida das pessoas e causam problemas diversos de ordem psicológica e, certamente, prejudicando sensivelmente a saúde e o trabalho de todos.

Este processo, uma vez que se diz respeito à vida de seres humanos, merecia um tratamento mais digno por parte da administração do Crea, de diretoria e Conselheiros do órgão, uma vez que ele simplesmente remete ao maior patrimônio desta Autarquia, que é o seu corpo funcional, pois sem seus servidores o CREA-RJ não existiria.

Solicitamos aqui o apoio daqueles que possam estar sensibilizados com esta grave situação que estamos convivendo há quase dois meses.

Por fim, antes que qualquer grupo venha tentar fazer uso desta comoção que atinge a todos os servidores do CREA-RJ e suas famílias, DECLARAMOS que não apoiamos, não estamos ligados e nem fomos sequer procurados por qualquer candidato ou grupo político. Esta carta não tem qualquer relação com o atual processo eleitoral para a Presidência do CREA-RJ. Portanto esta é uma carta de solicitação de APOIO à Plenária para obter esclarecimentos – e não um panfleto político-eleitoral a qualquer candidato a presidente do Conselho.

Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2014.

Direção do SINSAFISPRO