Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

presidentecrefito

Aos 46 anos, Wilen Heil e Silva está no terceiro ano de mandato como presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Ocupacional da 2a Região (Crefito -2). Nesta entrevista, o dirigente expõe as ideias sobre ambiente de trabalho e valorização dos colaboradores da autarquia.

1 -Quais são os maiores obstáculos para a implementação de novos benefícios para os colaboradores do Conselho?

Conhecer as necessidades dos colaboradores e planejar para que o ambiente de trabalho proporcione qualidade de vida e transforme esforço coletivo em satisfação pessoal, faz parte do propósito da gestão da família Crefito-2.

2 – Que tipo de medidas para valorizar os trabalhadores do Crefito o senhor ainda pensa em adotar na sua gestão?

A valorização dos colaboradores está na preocupação e cuidado em cada passo que se dá. A consciência de saber servir, atrelada a excelência na entrega será a maior herança a ser deixada.

O último Acordo Coletivo de Trabalho celebrado entre o Crefito e o sindicato é um dos mais avançados em termos de reposição e benefícios, já é possível medir o impacto dele dentro do ambiente de trabalho e na produtividade dos trabalhadores?

Hoje o Crefito-2 conta com um time focado na entrega de resultados, passando por reanálise constante de seus fluxos internos, gerando otimização de processos e a manutenção de demanda zero.

As relações entre a administração dos Conselhos e seus trabalhadores têm sido marcadas por falta de diálogo e pouca vontade política dos gestores. Porque o poder reage tão mal as reivindicações por salários e mais direitos?

O Crefito-2 exerce autonomia em sua jurisdição, fazendo o que nunca foi feito e conquistado o que nunca foi conquistado. Não temos conhecimento do que ocorre nos outros conselhos.

A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional já conseguiram conquistar o papel que merece dentro das políticas públicas de saúde, seja no âmbito municipal, estadual e federal?

A luta por inserção e valorização é uma constante. Temos trabalhado em prol dos nossos profissionais em todas as áreas de inserção, valorização, proteção e apoio as profissões.

6 – Dentro do Congresso corre algum projeto para diminuir a alíquota de impostos paga pelos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais?

Sim. O trabalho realizado junto aos parlamentares pela desoneração fiscal de nossos profissionais está demonstrado na inserção desta reivindicação em vários Projetos de Lei, que estão em tramitação nas esferas federais.