Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

Caro companheiro ou companheira, como vai?

Nós, da Direção do Sinsafispro, queremos trazer a Você, trabalhador(a) de Conselho/Ordem de Fiscalização Profissional, uma breve compreensão do que seja sindicato e a importância do ato da sindicalização.

Para entender a importância de ser sindicalizado, primeiro Você deve entender o que é um sindicato. Pois bem: sindicato é uma associação de pessoas que fazem parte de um mesmo segmento trabalhista, cujo objetivo principal é a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de seus associados. É, portanto, papel dos sindicatos manter a unidade e conscientização da sua categoria profissional (no nosso caso), podendo inclusive organizar greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras que compõem a sua categoria.

Além disso, os sindicatos também devem dedicar-se aos estudos da área em que atuam, realizando atividades voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados, como palestras, reuniões, seminários, congresso e cursos visando o acúmulo de conhecimento político dos seus filiados e a sonhada transformação social.

Já que falamos em categoria, vamos explicar o que é: existem praticamente dois tipos de categoria, a econômica e a profissional. A categoria econômica é aquela que reúne o conjunto dos patrões, os empresários, os que contratam as pessoas físicas como empregados ou mesmo a Administração Pública, direta ou indireta, como é no nosso caso. Já a categoria profissional é aquela composta por um grande número de trabalhadores com funções diversas, mas uma coisa comum que é o emprego, o trabalho e atividade econômica para o mesmo setor ou empregador, seja ele pessoa física ou jurídica.

Ao ser sindicalizado, o trabalhador começa a fazer parte de um grupo maior, chamado categoria profissional, com objetivos em comum: salário digno, melhores condições de trabalho, benefícios, perspectivas de crescimento na carreira, estabilidade, relações de trabalho democráticas, representação judicial sem ônus, etc. Neste ponto fica muito evidente a importância do sindicato, porque quanto mais organizado o trabalhador estiver, mais chances de vitória ele terá. Para vencer qualquer luta, é imprescindível que os trabalhadores façam parte de um sindicato forte, representativo e combativo, o que somente se consolida com a efetiva participação da grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras nas reuniões e assembleias em que questões importantes são discutidas e decididas.

Assim, ao sindicalizar-se, Você assume o seu papel de protagonista nas lutas e conquistas da sua categoria. A unidade é o que nos torna forte e o sindicato é o nosso principal elo de união e transformação para melhorar o mundo ao nosso redor.

Portanto, não perca tempo, procure o seu sindicato e participe! Você é o sindicato em movimento! Por essa razão, gostaríamos de contar com a sua participação nos debates que iremos promover amanhã, dia 07 de JULHO, quando estaremos submetendo à apreciação e votação da assembleia geral – instância maior de decisão de uma categoria, em dois momentos, os resultados do trabalho da direção, para deliberação de dois pontos importantes para a atual diretoria do SINSAFISPRO e para a própria categoria:

1 – Alienação do carro de som do sindicato;

2 – Discussão e votação das contas dos exercícios 2018, 2019 e 2020.

Filie-se, participe das assembleias e contribua com o Sinsafispro!