Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

fena

A Plenária da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional (Fenasera), que congrega os sindicatos estaduais da categoria, reuniu-se na última semana, durante os dias 18 e 19 de maio. O Encontro aconteceu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, para analisar a conjuntura política e econômica do país e do mundo.

“Diante de um mundo globalizado e conectado não é possível mais pensar em caixas separadas. Temos que agir localmente, mas atentos aos fatos internacionais que irão afetar de algum modo nossa realidade”, pontuou Marcelo Figueiredo (CRbio2), explicando que as questões jurídicas da categoria também estiveram no centro dos debates da Plenária.

O assessor jurídico da Fenasera e do SINSAFISPRO, José Júlio Queiroz, expôs o andamento dos processos que tramitam na Justiça e que irão trazer novos desafios para os trabalhadores de Conselhos e Ordens. “A gente vive a expectativa do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 2135) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em caso de vitória, passamos definitivamente da condição de celetistas para estatutários”, lembra Marcelo, apontando que haverá esforços para esclarecer cada vez mais a categoria sobre a possibilidade desta mudança.

Também participaram da Plenária Nacional representando o SINSAFISPRO, o presidente José Walter, o dirigente Moisés Muniz e o conselheiro fiscal Sergio Araújo.