Sindicato dos Servidores das Autarquias de Fiscalização Profissional e das Entidades Coligadas no Estado do Rio de Janeiro

diadotrabalho

Nossos parabéns a todos os trabalhadores por este primeiro de maio. Esta data, mais do que nunca, merece ser lembrada como momento de luta em respeito à memória dos companheiros que deram a própria vida pela conquista de direitos mínimos.

No Brasil nos dias de hoje, precisamos seguir mobilizados e prontos para tomar às ruas, a fim de evitar retrocessos. Pontes ou travessias não podem nos iludir. Queremos um governo legítimo, eleito pelo voto dos milhões de brasileiros de norte a sul do país.

Aos nossos colegas da categoria, reiteramos nosso compromisso em lutar pela implantação do Regime Jurídico Único (RJU) nos Conselhos, além de buscar maior transparência e participação dos servidores.

Histórico do Primeiro de Maio

A data refere-se à manifestação de Chicago (EUA/1886) que tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos. No dia 3 de maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de três manifestantes.

No dia seguinte, 4 de maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos polícias que começavam a dispersar os manifestantes matando um agente, na rixa que se seguiu sete outros morreriam. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. No seguimento cinco sindicalistas foram condenados à morte e três condenados a pena perpétua.

Três anos depois a Internacional Socialista marcou a data como Dia Internacional do Trabalho